Saturday, July 22, 2006



Olá pessoa! estou postando meu texto, se não for aqui, alguém me avise.
O método clínico piagetiano foi precedido pelo método dev teses e obervação pura. Segundo Piaget (1926, p.9), "o ecocentrismo intelectual da c
riança constitui um sério obstáculo para quem que conhecê-la pela pura observação, sem interrogá-la de forma alguma". Isto significa que nem o método puro nem o método de observação trouxeram satisfaçãp nos estudos investigatórios do desenvolvimento da criança nos estudos de Piaget. Surge então o resultados dos dois métodos: o clínico. este, por sua vez, dispõe da troca livre de um tema, a fim de despertar o interesse do aluno. O método clínico conduz a criançaá observação e a manipulação do objeto.
Portanto, o experimentador (neste caso o professor), precisa saber observar, deixando a criança expôr suas incertezas, aproveitando essas oportunidades para criar novas hipóteses de trabalho. finalizando, a epistemologia de Piaget sobre o método clínico, ressalta a importância dos professores introduzirem essa prática no seu cotidiano. Neste contexto, os alunos serão levados a questionar, a formar hipóteses que desencadeiam novas questões.
Janete P.S.

1 comment:

Beatriz said...

Oi Janete, claro que valeu a pena teres colocado aqui. Assim, muitos podem ler. Mas , o texto deve ser colocado na biblioteca do PROA03.
Um abraço
Bea

Blog Archive

About Me

My photo
Sou uma pessoa que acredita que a educação ainda tem jeito, o que precisa é acreditar e fazer a diferença.