Wednesday, July 26, 2006

Leiam minha história

APRENDENDO A LER

Era uma escola tão bonita
cheia de laços e de fitas
Meninos de um lado ... meninas de outro
Turmas separadas,
também tinha os que sabiam pouco.
Então...apareceu uma criança,
que de aprender tinha esperança.
ano após ano seguia
mas aprender não conseguia,
- “Ai meu Deus não permita,
não deixe essa criança aflita,
que apareça uma professora sincera
e ensine logo o que ela espera”.
Vivia tão só e tristonha
com o olhar só de sonhos
com sua saia plissada
sapato velho e meia rasgada.
De ninguém era xodó...
Lia de um jeito de dar dó
E se lia, não sabia o que fazia
mesmo que tentasse não podia.
Seu sofrimento era tanto,
que parecia estar sempre em pranto.
Qual o motivo em ser reprovada ?
Nem ela sabia, pobre coitada!
Ninguém queira saber
como isso é sofrer !
Vivia pelos corredores a vagar
com lembranças que a faziam se envergonhar,
e estas se misturavam as imagens
mas não transmitiam mensagens.
E num piscar de olhos alguém apareceu,
uma luz que do céu desceu,
surgiu a sua frente,
uma professora feliz e competente,
tornando-a amada e importante,
a criança aprendeu num só instante.
Como um milagre ela leu e escreveu,
sua coragem então apareceu.
E ela sorriu e estendeu a mão
professora e aluna cantaram a canção,
que compadece e acalma
Aquela menina que não mais chora,
Agora reflete sobre a educação...

Janete Paiter de Souza

2 comments:

Beatriz said...

Janete querida, a produção é tua?? Acho que sim pois tem teu nome ao final.Que maravilha!! Lembras de alguma característica dessa professora ou de seu trabalho para que a classifiques como competente?Por que achas que não aprendias? Por que achas que os alunos não aprendem? Será que é porque os professores não ensinam?
Um abraço
Bea

Janete P.S. said...

Querida professora. Fiquei feliz em saber que meu texto lhe agradou. Obrigada pelas palavras otimistas. Esse texto foi por mim elaborado, para relatar como o papel do professor é importante na aprendizagem da criança. Conforme os textos apresentados no decorrer do nosso curso, o professor deve ser orientador, e não dono do saber. Essa professora em que me refiro no texto, soube compreender as minhas angústias de reprovação e incentivar minha auto-estima, que até então eu não tinha, pois quando uma criança é chamada de "tança, retardada ou pamonha", acaba acreditando nessas palavras. Segundo Piaget, para que a criança aprenda, ela precisa ser incentivada. O professor deve acreditar em seus seus alunos, desafiá-los e insistir em suas capacidades, criar ambientes de aprendizagem e oportunizar novas descobertas.
Um abraço!

Blog Archive

About Me

My photo
Sou uma pessoa que acredita que a educação ainda tem jeito, o que precisa é acreditar e fazer a diferença.